Em 1947, Roberts
iniciou um ministério de cura com sua primeira campanha local em Enid. No mesmo
ano, publicou seu primeiro livro sobre o ministério de cura: Se você precisa de cura divina – faça estas coisas(Vida Nova, 1947).
Ele levou a mensagem de cura para as ondas do rádio, publicou uma revista
mensal,Healing Waters [Águas que curam], e estabeleceu a
base de seu ministério em Tulsa, Oklahoma. N ano seguinte, cruzou os Estados
Unidos com a maior tenda portátil já usada na promoção do evangelho. Sua
“catedral de lona” abrigou platéias de mais de 12.500 pessoas.
O sucesso de Roberts no
ministério de cura levou-o a liderança de uma geração de dinâmicos
simpatizantes do avivamento, que espalharam a mensagem de cura divina por todo
o mundo depois de 1947. Suas cruzadas ecumênicas foram o instrumento de
revitalização do pentecostalismo após a Segunda Guerra Mundial. Ele também foi
influente na formação da ADHONEP, em 1951, e uma figura proeminente no
assentamento dos alicerces do moderno movimento carismático.
O impacto mais
significativo de Roberts sobre o cristianismo norte-americano ocorreu em 1955,
quando ele inaugurou um programa de televisão semanal que levava suas cruzadas
de cura para os lares de milhões de pessoas que nunca haviam tido acesso à
mensagem da cura divina. Por meio desse programa, a mensagem de cura foi
resgatada d subcultura pentecostal do cristianismo norte-americano e
apresentada ao maior número de espectadores da história. Por volta de 1980, uma
pesquisa do Instituto Gallup que revelou que o nome de Roberts era conhecido
por incríveis 85% do público norte-americano. O historiador Vinson Synan
observa que Roberts era considerado o pentecostal mais proeminente do mundo.
Entre 1947 e 1968,
Roberts liderou mais de 3 mil cruzadas de grande porte, orando pessoalmente por
milhões de pessoas. Nos meados de 1950, sua mensagem de cura era anunciada em
mais de cinco estações de rádio, e por quase trinta anos seu programa dominical
foi o programa religioso número um em audiência. Sua revista mensal, renomeada Abundant Life [Vida Abundante] em
1956, alcançou uma tiragem de mais de um milhão de exemplares, enquanto sua
revista devocional Daily Blessing [Benção Diária] chegou a ter mais de 250 mil assinantes. A coluna mensal
que Roberts escrevia era publicada em 674 jornais. Por volta de 1980, havia
mais de 15 mulhões de cópias de seus 88 livros em circulação, e ele recebia
mais de 5 milhões de cartas por ano de pessoas simpatizantes de seu ministério.
Uma amostra de sua
crescente aceitação pelas principais denominações é que Roberts foi convidado
em 1966 para participar do Congresso Mundial de Evangelismo, realizado em
Berlim por Billy Graham. Ele transferiu sua filiação religiosa para a Igreja
Metodista Unida em 1968 e iniciou uma ambiciosa ofensiva televisiva em 1969 com
programas de variedades no horário nobre. O sucesso de sua programação no
horário nobre foi memorável, alcançando 64 milhões de telespectadores. Isso
levou Edward Fiske, editor religioso doNew York Times, a declarar que
Roberts possuía mais lealdade pessoal na década de 1970 que qualquer outro
ministro nos Estados Unidos.
Em 1965, Roberts
inaugurou uma universidade co-educacional de artes em Tulsa. Recebendo
autorização regional num tempo recorde de seis anos, a Universidade Oral
Roberts atingiu a maioridade quando sete faculdades foram acrescentadas, entre
1975 e 1978: medicina, enfermagem, odontologia, direito, comércio, pedagogia e
teologia. A universidade de 250 milhões de dólares, com sua arquitetura
ultramoderna e suas dependências, tinha em média 5 mil alunos matriculados. A
Universidade foi dedicada em 1967 por Billy Graham. Ao lado da Universidade,
Roberts criou uma casa de repouso para 450 residentes.
O ápice do ministério
de Roberts veio com a inauguração, em 1981, de um complexo hospitalar que
recebeu o nome de Cidade da Fé, ao custo de 250 milhões de dólares. O complexo
consistia em um hospital de 30 andares, um centro médico de 60 andares e
instituto de pesquisas de 20 andares. A filosofia do complexo era juntar oração
com medicina, o sobrenatural com o natural, no tratamento do indivíduo.
Infelizmente, a Cidade da Fé nunca atraiu o número de pessoas que Roberts
esperava. Foi fechada em 1990.
Teologicamente, Roberts
é um pentecostal clássico, que acredita que o falar em línguas é normativo para
todos os crentes. Sua marca registrada, entretanto, foi uma mensagem de
esperança. A tese de seu ministério é que Deus é bom e por isso deve curar e
fazer o seu povo prosperar.
Paul Chappel
DICTIONARY OF
PENTECOSTAL AND CHARISMATIC MOVEMENTS
[DICIONÁRIO DOS MOVIMENTOS PENTECOSTAL E
CARISMÁTICO]
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