O pecado
Original de Davi – Salmos 51:5
Muitos
usam deste versículo para justificar a teologia do pecado original, existem
diversas correntes que justificam o batismo de crianças através deste texto, se
a criança já nasce com pecado, ela deve passar pelo o batismo para ser purificada
dos seus pecados hereditários. Dizem se a criança morrer sem ser batizada ela
vai para o limbo um lugar onde estão todas as almas inocentes que, sem terem
cometido pecados mortais aguardam pelo o julgamento final.
A torah
diz que Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não
tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a inclinação do
coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo
vivente, como acabo de fazer. (Genesis /Bereshit
8:21) - A
bíblia diz que ninguém nasce já sendo um pecador, mas nasce com uma grande
tendência para praticar o mal (Yetzer Ra´rá).
O homem
se torna um pecador a partir do momento que ele tem consciência do pecado. Veja
que a inclinação do coração do homem que é má desde a sua meninice e não desde
o seu nascimento. Algumas traduções dizem que é desde a sua adolescência. Daí o
judaísmo entende que um menino ou menina atinge a maturidade após os 12 ou 13
anos, e se torna consciente e responsável pelas as sua atitudes ao ponto de
responder pelos os seus atos (O Bar Mitzvá).
Não temos uma base solida para afirmar a existência
do limbo, segundo a bíblia ele não existe.Jesus, porém, disse: “Deixai
os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos
céus.” (Mt 19:14) – Jesus em nenhum momento falou que
existe um lugar intermediário entre os céus e a terra, ele foi bem categórico e
direto quando disse que das crianças eram o reino dos céus.
Eis que
em iniqüidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe.
Salmos 51:5 – alguns estudiosos afirmam que Davi foi gerado através de pecado de sua mãe com seu pai. Podendo ser Davi um fruto do adultério de Jessé.
Salmos 51:5 – alguns estudiosos afirmam que Davi foi gerado através de pecado de sua mãe com seu pai. Podendo ser Davi um fruto do adultério de Jessé.
Talvez
isso possa explicar a rejeição que Davi tinha por parte de seus irmãos, Davi
era o oitavo filho da descendência de Jessé. Parecia também que Jesse tinha
vergonha de Davi, pois era fruto e vergonha de um ato de pecado, o próprio pai
de Davi fazia questão de manter Davi isolado.
Um fator
muito relevante com relação a este assunto é que quando o profeta Samuel recebe
de Deus a ordem para ir à casa de Jessé e ungir o novo rei de Israel pelo qual
seria o sucessor de Saul. Jessé apresenta a Samuel todos os seus filhos e Deus
disse a Samuel que nenhum daqueles seria o seu ungido, por fim Samuel perguntou
a Jessé se tinha trago todos os seus filhos e Jessé disse que ainda haveria um
último, um garoto jovem, ruivo e formoso de semblante e de boa presença. Davi
estava longe e cuidando de ovelhas, mas o profeta ordenou que fosse chamá-lo.
“Chegando Davi na presença de Samuel, o profeta
tomou o vaso do azeite e ungiu-o, no meio dos seus irmãos; e desde aquele dia
em diante o espírito do Senhor se apoderou de David.” (I
Sm 16:1-13)
O texto
diz no cap. 7 diz que Deus ordenou ao profeta Samuel que não olhasse para a
aparência, nem para a altura da estatura dos filhos de Jessé, porque ele havia
rejeitado, porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está
diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
“Contra
ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que
sejas justificado quando falares e puro quando julgares. Eis que em iniqüidade
fui formado e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo
e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.”
Salmo 51:4-6
Então
quem pecou? O texto é claro quando diz: Eis que em iniqüidade fui
formado e em pecado me concebeu minha mãe. Sl 51:5 - Davi
foi formado em um ato de pecado de seu pai com sua mãe, pois a mãe de Davi não
poderia concebê-lo sem a semente de seu pai.
O
versículo abre um questionamento pelo menos para duas possibilidades, quando
diz que Davi foi concebido em pecado, ele é fruto de uma relação sexual ilícita
de seu pai com sua mãe. Que relação poderia ser essa? Adultério ou sexo antes
do casamento? Eu deduzo que não é sexo fora do casamento, pois Davi era o
oitavo filho de Jessé e seu pai certamente era casado. Será então um adultério
de Jessé com outra mulher que não fosse mãe dos outros seus 7 filhos?
Importante lembrar que pouco sabe sobre a mãe da Davi.
Se Davi
foi fruto de adultério de seu pai talvez explique o fato de Jessé ter assumido
a paternidade de Davi e poucas referências e fatos sobre a mãe de Davi.
Esses
comentários podem explicar o fato de Davi ser o motivo de vergonha por parte de
seus irmãos e de seu Pai. Davi parecia ser o opróbrio da família, pois estes
não faziam muita questão da presença dele. Davi era ruivo! Algumas traduções
trazem como moreno. Aqui está denunciada uma possível diferença física de David
e todos os seus irmãos. Será que isso foi o motivo da rejeição de Jessé por
David?
Outro
caso é a historia do gigante Golias, em I sm 17:28 diz: E,
ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de
Eliabe contra David, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas
poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu
coração, que desceste para ver a peleja.
Eliabe, o
irmão mais velho não suporta a presença de Davi quando ele vai ao acampamento
saber mais sobre a guerra. Esse dentre outros textos demonstra que a presença
de Davi incomodava seus irmãos, de modo que eles queriam vê-lo o mais distante
possível. Claro, que não podemos afirmar que o fato de Davi ser rejeitado seja
atribuído ao caso dele ser fruto de adultério, mas é uma possibilidade e não
podemos descartá-la, pelo menos eu não vi em nenhum texto Davi dando motivo ou
provocando seus irmãos, eles implicavam com Davi simplesmente pela a presença
dele.
Em nenhum
momento a Tanach fala sobre o nome da mãe de David e de seus irmãos. Se ela era
a mesma ou poderia ser outra. Particularmente creio que se porventura a mãe de
Davi tivesse pecado, isso não anularia a misericórdia de D'us quanto ao seu
pecado e ela seria como antes serva. Acredito que a mãe de Davi temia ao
Senhor. Assim como Davi pecou com Bate-seba ele não deixou de ser o homem
segundo o coração de Deus.
Por fim, concluímos que a menção de
Davi no Salmo 51:5 não se trata de uma alusão ao “pecado original”, mas sim a
um contexto familiar do próprio Davi.
Assim, a vida no espírito começa no
nascimento, quando o bebê, ainda puro e sem pecado desfruta do estado de
santidade edênico (do Éden).
Vamos continuar falando sobre a
VIDA NO ESPÍRITO.
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