1. Abraão casou‐se com
uma irmã (Gn 20:12). Segundo a
Palavra de Deus, estaria enquadrado no texto de Levítico 18:9.
2. Abraão não se importou em oferecer a sua mulher
a outro homem (Gn 12:13; 20:2), por
duas vezes, contanto que o seu ouro fosse poupado.
3. Labão entregou a sua filha à fornicação com
Jacó, o qual a conheceu sem tê‐la
recebido como sua esposa, pois esperava a outra, Raquel, que não lhe foi dada (Gn 29:21‐27).
4. Era comum entre as mulheres da mesma família
trocar noites íntimas com o seu marido por presentes interessantes (Gn 30:16).
5. Inconscientemente, Ló cometeu incesto com as
suas filhas, e isto contribuiu para a institucionalização da iniquidade.
Daquele incesto, surgiram Amon e Moabe, e, deste último, saíram parentes da
família real, como, Roboão (I Rs 14:21)
e Rute (Rt 2:6), que será bisavó de
Davi, o grande rei de Israel. Observe que havia uma ordenança quanto aos
amonitas em Deuteronômio 23:3. E ela sempre foi desrespeitada pelos israelitas.
6. Judá cometeu fornicação inconsciente com Tamar,
mas estava consciente de sua atitude ao procurá‐la como
sendo uma prostituta (Gn 38:15).
Embora ela fosse a mulher de seu pacto, a mulher original de sua vida, ele
acabou cometendo fornicação com ela. Mas, segundo o propósito de Deus, ela era
a mulher de seu pacto (Ml 2:11,14).
Mas Judá a desprezou, passando a sua responsabilidade para seus filhos meio
cananeus (Gn 38:6‐14), que não quiseram dar‐lhe descendência. Eles não tinham idéia de que a
semente da mulher estava diante deles (Gn
3.15). Ainda assim, não tinham sangue puro para serem ascendência do
Messias.
7. Raabe
era uma prostituta e casou‐ se com
Salmon, união da qual nasceu Obede. Obede cometeu inconscientemente incesto com
Rute na caverna da eira, a qual foi aconselhada por Noemi, com o fim de forçar
Boaz a assumi‐la como seu remidor (Rt 3:1‐9). O ato
de “descobrir os pés”, descrito de forma honesta e tradicional, significava,
biblicamente e nos dias antigos, o mesmo que ter relação íntima. Em toda a
Bíblia, a intimidade é mencionada classicamente desta forma: (1) O ato de
depilar as partes íntimas do homem era dito da seguinte maneira: “Naquele dia, o Senhor depilará (…) os cabelos dos pés, totalmente os tirará”,
referindo‐ se às partes da vergonha.
Algumas versões já traduziram como encontra‐ se
registrado nos originais mais antigos (Is
7:20). (2) O ato do homem se preparar para a relação íntima era descrito
assim: “Já despi as minhas vestes; como
as tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?”,
referindo‐se à higiene do homem diante
de sua esposa (Ct 5:3). (3) O ato de
uma mulher investir, a fim de conseguir selar um propósito com o ato sexual,
era dito assim: “Lava‐te e unge‐te, e
veste as tuas vestes, e desce à eira; não te dê a conhecer ao homem, até que
ele haja acabado de comer e beber” (Rt 3:3; Ct 5:1). E: “há de
ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então, entra,
e descobrir‐lhe‐ás os pés, e te deitarás”. Boaz
estava bêbado, e Rute, como boa descendente de sua matriarca de Moabe, a filha
de Ló, que havia feito o mesmo com o seu pai, agora está agindo de forma
semelhante.
Continua...
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