quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CURA DIVINA ALÉM DA TEOLOGIA HUMANA

PARTE 2
Teologia Acadêmica X Teologia Bíblica

Já que os teólogos estéreis gostam tanto de sistematizar Deus e suas obras, então que entendam que CURA DIVINA é uma doutrina das mais importantes do cristianismo bíblico, há uma teologia muito clara e concisa a respeito da CURA DIVINA. Não estou em hipótese alguma depreciando a Teologia, mas precisamos compreender que teologia não é um laboratório onde o Deus Todo Poderoso é visto como um mero “rato de experiências”.

Quero aqui conceituar este paradoxo da boa e da má teologia definindo a má como a mera TEOLOGIA ACADÊMICA, e a boa como a TEOLOGIA BÍBLICA. Convenhamos que embora algumas escolas bíblicas rejeitem o termo “teologia”, qualquer estudo sistemático e organizado da Bíblia e de suas doutrinas é teologia, estando ou não num ambiente acadêmico.

Então, qual o problema da mera teologia acadêmica em relação à cura divina?

Simples. A teologia acadêmica ao longo dos séculos criou sistemas de pensamento contra a atualidade da cura divina, para justificar sua falta de fé bíblica e autoridade espiritual. Ou seja, já que muitos não têm a fé verdadeira, e já que alguns não são curados, é mais fácil criar uma teologia pobre de que Deus mudou e não cura mais; eles dizem: “curas e milagres foram para os tempos apostólicos da Bíblia”. Outros teólogos, que se dizem pentecostais, dizem que a cura não é para todos, ou que Deus envia enfermidades para provar seus filhos.

Chego a ficar enjoado com tanta heresia e tolice!

Aqueles que já absorveram esse besteirol teológico precisam urgentemente renovar suas mentes pela revelação da Palavra de Deus, e aqueles que nunca ouviram sobre o SENHOR QUE SARA (Êxodo 15:26), precisam do verdadeiro Evangelho, o EVANGELHO DO REINO.

A cura é mais do que um mero dogma pentecostal, é um efeito direto e essencial da Redenção.

Veja, o PECADO que entrou na natureza humana e na terra pela desobediência do primeiro Adão, colocou toda a raça humana debaixo da maldição da LEI. Que maldição é esta? São as consequências da quebra da Lei. E que Lei é esta? São os códigos morais estabelecidos para o homem nos padrões da Santidade de Deus, que estão descritos ao longo do PENTATEUCO, que são os cinco (5) primeiros livros da Bíblia. Nesta coleção de livros sagrados entendemos que o castigo pela transgressão da Lei era aplicado em três formas: MORTE, MISÉRIA e ENFERMIDADE. Isso está bem expresso no livro de Deuteronômio 28:15-22,27-29,35,58-61.

É aí que entra a obra de Jesus Cristo. Nós, por sermos pecadores, não estávamos qualificados para pagar o preço pelos nossos pecados diante de Deus, pois era caríssimo (Salmo 49:7-8). Jesus, na cruz, efetuou uma obra substitutiva em nosso favor:

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)
Gálatas 3:13

Assim, Cristo nos resgatou da tríplice maldição da Lei: SEGUNDA MORTE, MISÉRIA e ENFERMIDADE.

O caráter curador de Deus implícito em seu Nome Redentor, está baseado numa Aliança (Êxodo 15:26).

Nossa SAÚDE é a perfeita vontade de Deus (II João 2). Deus condiciona esse estado de SAÚDE à dois critérios: (1) CONHECER A ALIANÇA e (2) OBEDECER A ALIANÇA.

Se servirmos fielmente ao Senhor debaixo dos preceitos da Aliança estabelecida por Ele, como povo de Deus teremos, no mínimo: (1) Alimento abençoado; (2) Cura Divina; (3) mulheres férteis e de útero saudável; e (4) vida longa.

Servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades. Na tua terra, não haverá mulher que aborte, nem estéril; completarei o número dos teus dias.
Êxodo 23:25-26

A razão de não-cristãos padecerem enfermidades terríveis, é a desobediência à Aliança do Calvário. Já a razão de cristãos nascidos de novo padecerem enfermidades terríveis, é a ignorância em relação à Aliança do Calvário.

O cristão que teve a fé na cura divina construída por uma teologia filosófica e fatalista, não crerá corretamente para receber cura ou ministrar cura.

A primeira coisa que devemos buscar para receber uma revelação sobre a Nova Aliança no que tange à nossa saúde e à cura divina, é a compreensão bíblica da vontade de Deus.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário