domingo, 16 de março de 2014

A VISÃO DOS SETE MONTES


Estamos no tempo mais emocionante da história, onde Deus está levando a Sua igreja a experimentar a plenitude do Reino dos Céus através de uma Reforma. A primeira Reforma de Martinho Lutero, através da revelação da Palavra, fez com que todos os homens pudessem ter acesso a salvação mediante a graça redentora de Cristo, sem a necessidade de pagar nenhum custo, as chamadas indulgências.

Atualmente, estamos vivendo outra reforma que podemos chamar de Reforma Apostólica, onde o Espírito Santo está trazendo revelações e estratégias cruciais acerca do estabelecimento do Reino de Deus sobre a terra. Essa reforma apregoa que todos podemos ser ministros de Deus nas distintas esferas da sociedade, já que o ministério, ou seja, o serviço a Deus não está limitado apenas a atividades eclesiásticas que acontecem dentro das quatro paredes de uma igreja local.

A verdade é que por muitos anos a Igreja tem centrado as suas atividades dentro do âmbito religioso, e como conseqüência não há um impacto considerável na sociedade, ainda que a porcentagem de pessoas que professam uma fé evangélica tenha aumentado nas últimas décadas. A Igreja de Cristo, como pedras vivas, precisa acordar perante a necessidade de instruir e equipar o povo de Deus a ser agente de transformação para ter o domínio sobre cada área da sociedade.

Para isso, precisamos saber quais são os pilares em cada sociedade. O melhor modelo de planejamento estratégico é conhecido como “7 Montes”. Esse pensamento nasceu em 1975, onde Bill Bright, fundador da Cruzada Estudantil e Loren Cunningham, fundador da JOCUM, almoçaram juntos em Colorado, USA. Deus deu ao mesmo tempo a cada um, uma mensagem a dar um para o outro. Nesse mesmo período, Francis Schaeffer recebeu uma mensagem semelhante.

A mensagem consistia em que se queremos impactar as nações para Jesus Cristo, é necessário afetarmos as sete esferas (ou montes) da sociedade, que são as colunas em qualquer cultura. Tais denominados:

• Artes & Entretenimento
• Governo & Política
• Mídia & Comunicação
• Educação & Ciência
• Família
• Igreja & Religião
• Economia & Negócios

Considerando que a Igreja é o novo Israel de Deus, e que Sião profeticamente se refere à Igreja, a palavra rhema que testifica a visão está em Miquéias 4:1-2

"Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor [a Igreja] será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos. E irão muitas nações dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém."

É óbvio que em uma primeira análise exegética, este texto faz menção literal à restauração do Estado de Israel, porém, à luz da revelação, é uma alusão profética ao avanço e triunfo da Igreja no tempo do fim.
Diversos subgrupos são adicionados nestas categorias principais. Cerca de um mês depois, o Senhor revelou a Francis Schaeffer a mesma mensagem. Em essência, Deus estava dizendo a esses três agentes de transformação, onde se encontrava o campo de batalha.

É aqui onde cada membro do Corpo de Cristo, de acordo com a sua função, assume um papel estratégico nos últimos dias para realizar os planos de Deus em cada um desses montes. Temos como missão, levantar agentes de transformação para conquistar os 7 pilares e equipar uma nova geração que compreenda a cosmovisão bíblica e atue em prol da extensão do Reino dos Céus nas nações.

Se você é uma pessoa que se encontra em um desses sete segmentos, porém ainda estava perdido, não sabendo exatamente o seu chamado em Deus e muitas vezes se culpando por não saber como servir ao Reino de Deus no lugar onde você trabalha, vive ou estuda, o convocamos a essa chamada final do Espírito Santo para a Sua igreja.


Um comentário:

  1. bênção meu querido amigo e Pastor Éneas Ribeiro. Hoje minha devocional foi sobre os montes e achei este estudo seu no google. Obrigada. Poste mais aqui no seu blog.

    ResponderExcluir