terça-feira, 22 de abril de 2014

A TERAPIA DIVINA PARA A CURA DA DEPRESSÃO


O universo da psicanálise tem de fato feito grandes avanços no mapeamento do campo das emoções. Não podemos negar que há diagnósticos sérios no que tange a psique humana, e muitos deles ajudaram pessoas a entender as complexidades de sua própria alma.

É importante dizer que as ciências humanas não estão munidas de recursos curadores para este terrível mal, senão apenas de paliativos psicoterápicos e medicamentos nocivos que causam pavorosa dependência.

Devo ressaltar que não quero parecer simplista, porém, há de fato uma terapia divina e definitiva para a cura da depressão. Sim, a cura absoluta e definitiva para a depressão existe e está em Deus.

As pessoas parecem estar mais dispostas a acatar uma prescrição médica sistemática, do que uma prescrição divina sistemática. E é exatamente isso que proponho agora: UMA TERAPIA, sete passos para receber cura total da depressão.

Obs.: Por se tratar de uma “terapia divina”, não deixe de conferir com sua Bíblia cada texto aqui mencionado, como doses diárias de fé, esperança e amor. Se puder, memorize. Feche agora mesmo as outras guias da internet que possam estar abertas e entre neste momento de relacionamento com Deus e sua Palavra.

1-    REJEITE E CONTRARIE TODO DIAGNÓSTICO PSIQUIÁTRICO MALDITO

Tenho ouvido com pesar relatos de pacientes psiquiátricos com a autoestima e a esperança destruídas em função de “diagnósticos”, que são verdadeiras sentenças ou maldições. Tais como: “Isto não tem cura!”; “Vai tomar psicotrópicos para sempre!”; “Você e a doença são um!”; “Conforme-se, esta é sua realidade de vida!”. Declarações como estas enojam só de mencionar, pois contrariam diretamente o propósito de Deus para o gênero humano (Gênesis 1:27-28).

Amigo, não importa qual seja a forma verbal com a qual um psiquiatra ou psicólogo te diagnosticou, se este diagnóstico condiciona você a uma realidade emocional ou mesmo terapêutica irreversível, rejeite e contrarie com firmeza, pois isto é uma maldição. Lembre-se, se você nasceu de novo (João 3:3) e é filho de Deus (João 1:12), é também descendência de Abraão (Gálatas 3:7-10, 13) e, contra Jacó não vale encantamento (Números 23:23).

Não reproduza ou confesse pra ninguém estas “maldições psiquiátricas”. Policie seus lábios de sequer mencionar tais coisas. Focalize sua esperança naquele que recebe todas as suas ansiedades e cuida realmente de você (I Pedro 5:7). Sua esperança é infalível e é pra agora. Recite essa esperança, verbalize essa esperança, confesse essa esperança, e diante das inseguranças e medos que virão te assolar, retenha essa confissão: “retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu.” (Hebreus 10:23). Quando ouvir as sentenças médicas, lembre-se de Provérbios 26:2 – “Como o pássaro no seu vaguear, e como a andorinha no seu voo, assim a maldição sem causa não virá.

2-    TRABALHE UMA NOVA ABSORÇÃO E UMA NOVA SELETIVIDADE MENTAL

Talvez sua “terapia ocupacional” lhe esteja sendo mais nociva do que terapêutica. O que sua mente está absorvendo? Que tipo de “informação” está entrando em sua alma? Que tipo de conteúdo intelectual tem permeado e forjado suas emoções? O que você lê, ouve, assiste?

No passo Nº 1, falei sobre SELETIVIDADE VERBAL, ou seja, escolher suas palavras, porém, isto será impossível sem SELETIVIDADE MENTAL, ou seja, escolher seus pensamentos. E para adquirir o poder de escolher seus pensamentos, é necessário encher a mente com o conteúdo certo. Lembre-se do que disse o Senhor Jesus: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lucas 6:45). Não se pode verbalizar esperança com um coração contaminado pela desesperança e o medo.

Sim, você pode escolher o que pensar (Filipenses 4:8). Pense os pensamentos que Deus estabeleceu pra você (Colossenses 3:2).Você perguntaria: “Mas pastor, o medo e a incerteza assolam minha mente, como posso fazer escolher meus pensamentos?
Creio que um profissional da psique humana que desconhece a Deus não teria a resposta correta para tal indagação, mas humildemente declaro: Embora pareça “radical”. Eu tenho a resposta!

Erradique de sua vida a filmografia secularizada e perturbadora de Hollywood (abandone os filmes); Não assista mais os telejornais sensacionalistas da atualidade; rejeite a companhia de pessoas maledicentes, murmuradoras e pessimistas; rejeite músicas profanas, antropocêntricas ou “românticas” (mesmo do “gospel”); Não leia mais livros de auto-ajuda ou as literaturas humanistas deste século;

Sim, isto é uma verdadeira “mutilação psico-intelectual”. Mas é exatamente disso que Jesus falava quando radicalmente aconselhou mutilação de membros que nos corrompem a alma (Mateus 5:29-30). Ele não estava obviamente falando de mutilação literal de olhos ou mãos, mas sim da rejeição absoluta de qualquer coisa, situação, pessoa ou informação que nos afasta da presença e do plano de Deus.

Ok. Feita esta limpeza mental, agora, o que absorver?

Leia e medite na Palavra de Deus (a Bíblia Sagrada – Salmo 119); Assista vídeos de pregações de verdadeiros homens e mulheres de Deus (Romanos 10:17); Ouça e cante canções bíblicas que adorem a Deus e lhe deem glória (Salmo 47:7; 22:3); Seja amigo de amigos de Deus (Provérbios 13:20; I Coríntios 15:33); Troque a busca por notícias ruins pela boa nova do Evangelho (Lucas 2:10-11). Recomece. Reconstrua e renove sua mente hoje (Romanos 12:2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário