sexta-feira, 23 de maio de 2014

CORPO E ALMA NUM SÓ PACOTE

 
 
Um dos mais danosos desvios doutrinários da história da Igreja é a dissociação entre a salvação e a cura.
Depois da era apostólica houve um significativo decréscimo no ministério da cura divina, pois a compreensão da Redenção Plena foi se perdendo, e os cristãos foram se conformando com as doenças como um mero “processo degenerativo natural”.
 
Este conformismo aumentou as enfermidades na Igreja, e os teólogos sentiram a necessidade de elaborar argumentos para justificar a morte de cristãos jovens com doenças terríveis. Na verdade, também para justificar sua ausência de poder do Espírito Santo.
A suma verdade revelada nas Escrituras é: A Redenção efetuada por Cristo na cruz proporciona perdão pleno para os pecados e cura plena para as enfermidades.
 
Sara-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo...
Jeremias 17:14
 
A forma como Jeremias orou a Deus no texto acima, é a forma como cada judeu compreende o caráter e a vontade de Deus: Corpo e Alma “num só Pacote!”
Entenda assim: Você acredita que é a vontade de Deus salvá-lo e perdoá-lo de seus pecados? Então creia na mesma medida que é a vontade de Deus salvá-lo e curá-lo de suas enfermidades. Aleluia!
Você jamais ora pela salvação de alguém dizendo: “Senhor, se for tua vontade salva tal pessoa!”. Isto paradoxal à fé. Da mesma sorte, você não deve orar pela cura de alguém assim: “Senhor, se for tua vontade cura tal pessoa!”
Sei que em sua mente você pode estar considerando duas citações bíblicas: “...Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.” (Mateus 6:10) e “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (I João 5:14)
Veja, o que a oração ensinada pelo Senhor em Mateus 6:10 pede, é que a perfeita vontade de Deus seja realizada aqui na terra, exatamente da forma como é no céu. No céu não há doenças e enfermidades, assim oramos para que seja aqui também. Claro que esse estado pleno está guardado para a vinda de Cristo, porém, a Redenção deu início ao processo divino de restauração de todas as coisas (Atos 3:19-21). Acredito que veremos um tempo antes da vinda do Senhor em que todos os filhos de Deus terão saúde plena e longevidade, e os leitos de hospitais serão esvaziados pelo ministério de capelania da Igreja.
Sobre a Escritura do discípulo amado, João, pedir segundo a vontade de Deus é justamente orar de acordo com sua Palavra revelada: A Bíblia Sagrada. Podemos orar com a fórmula “se for tua vontade” caso não tenhamos esta vontade revelada. Por exemplo: Como pastor, não sei se é a vontade de Deus conduzir o povo de minha igreja para um outro prédio, por isso, preciso de uma direção específica revelada pelo Espírito Santo para tal. Quanto ao que está escrito, eu já sei que é a vontade de Deus, pois a cura está inclusa na Redenção.
Davi fez sua alma se lembrar de todos os benefícios de Deus na Antiga Aliança do Sinai dizendo:
 
É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades.
Salmo 103:3
 
Se Davi se recordou e creu no Antigo Concerto mediado por Moisés, nós muito mais deveríamos lembrar e crer nas melhores promessas do Novo Concerto da Graça mediado por Cristo que “...agora alcançou ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.” (Hebreus 8:6)
A palavra salvação do verbo grego “sozo” significa restaurar a alma e restaurar o corpo. A Cura para as enfermidades já foi concedida na cruz. Seja lá qual for a enfermidade, sua cura está na obra redentora do Calvário. Jesus Cristo foi o substituto legal de nossa condenação, Ele assumiu nossos pecados e nossas enfermidades, levando-os sobre seu próprio corpo.
 
levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
I Pedro 2:24
Você tem percebido como em todas as citações bíblicas acima o perdão dos pecados e a cura das enfermidades são uma coisa só no favor de Deus em Cristo Jesus?
Perdoar pecados e curar enfermidades, para Deus estão no mesmo pacote.
Isaías na profecia da obra expiatória de Jesus confirma isso também (Isaías 53:4-5)
Jesus perdoa os pecados de um homem paralítico, e na sequência o cura declarando: “Pois o que é mais fácil? Dizer ao paralítico: Perdoados te são os teus pecados, ou: Levanta-te e anda?” (Mateus 9:1-6).
Ei cristão!
Você já foi perdoado! Creia e viva esta verdade em sua alma na plenitude.
Você já foi curado! Creia e viva esta realidade em seu corpo na plenitude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário