terça-feira, 9 de junho de 2015

VIDA NO ESPÍRITO X VIDA NA CARNE

PARTE 5
 

Adentrando à Vida no Espírito
 
Existe uma controversa doutrina em alguns seguimentos cristãos acerca do “pecado herdado”, que afirma que cada ser humano depois da Queda de Adão, nasce com o pecado em sua natureza, ou seja, que um bebê já é um pecador morto espiritualmente; eu mesmo no início de minha “jornada teológica” já acreditei nessa doutrina até me deparar com a verdade clara das Escrituras. Nada poderia estar mais biblicamente longe da verdade.
 
Para entrar nessa gloriosa vida no espírito, é preciso ter um novo espírito que outra vez reflita a imagem divina. Isso somente pode acontecer de uma maneira: através do NOVO NASCIMENTO.
 
Note, porque Jesus falando a Nicodemos não se referiu a “nascer”, e sim a nascer de novo. Ele não se referia a um nascimento espiritual após um nascimento biológico, mas sim ao um novo nascimento espiritual após o primeiro nascimento espiritual. Ou seja, todo homem nasce sendo um espírito vivo, mas ao ser exposto ao sistema (mundo) sua consciência de Pecado é ativada e ele morre.
 
O homem é espírito, e Deus é o Criador e Pai de todos os espíritos vivos.
 
...não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
Hebreus 12:23
 
Cada ser humano nasce filho de Deus como Adão, mas perde sua filiação pela concepção do Pecado Original. Assim, o homem não salvo não pode declarar-se “filho de Deus” até tornar-se nova criatura (II Co 5:17) crendo em Jesus Cristo como Salvador e recebendo-o como Senhor de sua vida (Jo 1:12).
 
Nenhum bebê nasce com a natureza do Pecado. Devemos lembrar que a necessidade de alguém ter um espírito vivificado é a entrada no Reino de Deus. Jesus assevera: “...aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3:3); “...aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (Jo 3:5).
 
Um bebê é um espírito que nasce de Deus na concepção, e enquanto é criança, esse espírito é vivo e puro, e apto para entrar no Reino de Deus.
Jesus disse acerca das crianças: “...Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele” (Lc 18:16-17).
 
Quando a criança tem acesso ao conhecimento da Lei, ou seja, dos conceitos morais de “certo” e “errado”, sua consciência é despertada mostrando a lei intrínseca no coração.
 
[os descrentes]...os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.
Romanos 2:15
 
É este conhecimento da Lei moral que desperta o Pecado na natureza até então imaculada de uma criança; isso pode variar de idade, considerando fatores como contexto cultural, influência familiar... A criança inocente é como o primeiro Adão antes da Queda (Gn 2:25), não tem lei, apenas justiça inerente, mas assim como Adão que comeu do fruto da ciência do bem e do mal e morreu (Gn 3:6-7), a criança quando tem acesso, pela Lei, do conhecimento do bem e do mal, também morre.
 
Há três tipos de morte: (1) morte física; (2) morte espiritual; e (3) morte eterna.
 
Morte Física. É a cessação da atividade vital, quando os órgãos vitais são desativados e o corpo morre.
Morte Espiritual. É o afastamento de Deus, a cessação da comunhão com Deus.
Morte Eterna. É o afastamento definitivo de Deus, quando um homem morre fisicamente sem ter sido salvo por Jesus Cristo.
 
A morte física e a morte eterna são meras consequências da pior das mortes, a morte espiritual. Todo ser humano na face da terra precisa nascer de novo em Cristo Jesus para ser transportado do domínio das trevas para o Reino de Deus (Cl 1:13)
 
Pelo que, como por um homem entrou o pecado do mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
Romanos 5:12
 
Sim, desde o pecado de Adão o mundo está exposto ao mal, e todo aquele que nasce neste mundo, cedo ou tarde terá a influência do Pecado e morrerá.
Note, porém, no texto acima que o homem não nasce espiritualmente morto, mas morre quando o pecado surge pela primeira vez. Senão vejamos:
 
E eu, nalgum tempo [na infância], vivia sem lei, mas, vindo o mandamento [a consciência de certo e errado], reviveu o pecado[de Adão], e eu morri [espiritualmente].
Romanos 7:9
 
O argumento mais utilizado para defender a ideia do “pecado herdado”, é a oração de Davi: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmo 51:5)
 
Continua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário