quarta-feira, 9 de setembro de 2015

OS MISTÉRIO REVELADOS


Cada uma dessas orações (Efésios 1:16-20 e 3:14-19) representa a chave de acesso para o que chamaremos de “CANAL DA REVELAÇÃO DIVINA”. É a dimensão da espiritualidade cristã onde “mistério” é apenas uma terminologia mística, pois neste canal, tudo está revelado e patente, pronto para ser explorado pelos filhos de Deus (João 1:12), nascidos de novo (João 3:3,5), nova criaturas (II Coríntios 5:17). Este canal da revelação divina é o “interior de Deus”, são suas profundezas, podemos dizer que é o próprio coração de Deus pronto a ser explorado, coisa que na Antiga Aliança, estava restrita somente aos profetas (Amós 3:7).

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

I Coríntios 2:9

Note que este texto acima (referência Isaías 64:4) isoladamente lido, dá-nos a entender que Deus tem preparado coisas para os que o amam, mas que ainda estão ocultas, porém, a sequência contextual do versículo afirma:

Mas Deus no-las revelou pelo se Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

I Coríntios 2:10

Aleluia! Há algo extraordinário ao nosso respeito nas profundezas de Deus que está revelado, que nos está acessível. Ele nos deu o seu próprio Espírito em nosso espírito recriado, para que “...pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” (I Coríntios 2:12).

Os heróis da Antiga Aliança não tinham conhecimento do plano divino para a humanidade, sua visão era meramente étnica, ou seja, toda sua mentalidade religiosa se restringia à Israel. Nem mesmo Moisés ou Elias, os ícones do A.T. tinham a revelação que temos acesso hoje. “o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória desse mistério entre os gentios...” (Colossenses 1:26-27).

Nem os anjos e demônios sabiam ou compreendiam o plano divino para o universo antes da manifestação da Igreja, mas agora, a Redenção e a convergência do cosmos à Cristo, está plenamente revelado, pela Igreja, aos principados e potestades nos céus. “e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou; para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.” (Efésios 3:9-10). “descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.” (Efésios 1:9-10).

Como estudamos acima, a revelação plena do Reino de Deus e de seu eterno propósito para a Terra e para o gênero humano, está revelado pelo Espírito Santo nas Escrituras (a Bíblia Sagrada), porém, a revelação particular sobre o papel de cada indivíduo neste plano não está na Bíblia, mas no canal da revelação divina. O filho de Deus que quiser entender seu divino propósito existencial, deve se embrenhar nesta incursão espiritual ao próprio coração do Criador. Lá existe um plano ao seu respeito escrito antes da fundação do mundo, e você precisa começar a conhece-lo.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário